Coronavírus, nós e o governo
- Dr Paulo Mendes
- 27 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Caros leitores, enquanto escrevo este artigo, foi divulgado que o número de casos do coronavírus hoje, dia 26 de março, no RJ é de 51, menor que o de ontem que somavam 65. No Brasil ontem foram 320 e hoje 231 casos, mas se mantém o número de mortos, dois por dia. No total, atualmente temos 2.957 casos confirmados oficialmente no país. Segundo o Ministério da Saúde.
Existe uma subnotificação dos casos. O Brasil teria hoje mais de 15 mil casos do novo coronavírus – cerca de onze vezes mais do que os registrados oficialmente. A estimativa é do Centro para Modelagem Matemática de Doenças Infecciosas da London School of Tropical Medicine, do Reino Unido.
O levantamento mostra que no Brasil apenas 11% do total de casos foram diagnosticados.
Essa situação se da pela falta de condição técnica e pela falta de testes para toda população brasileira, só existem testes para os casos graves e não para quem tem os sintomas como até dias antes era feito.
Todo o planeta terá consequências econômicas variadas após a crise viral ser controlada, a economia mundial será reinventada e muita coisa mudará.
Em São João da Barra, observo uma movimentação lerda e medíocre de embate a essa pandemia do Covid 19. Se comparar com ações de vizinhos eu aconselharia a se espelhar em Macaé, uma cidade que tem um médico como prefeito, que anda decreto a decreto fazendo seu dever de casa e em velocidade espantosa. Há três dias já lavavam todas as principais vias de passagens com água e sabão, por exemplo.
Se tivéssemos hoje o centro de emergência em funcionamento e a policlínica municipal como um hospital que nunca funcionou, poderíamos nos preparar para comprar respiradores mecânicos e treinar pessoal para essa finalidade, salvar as vidas de pacientes graves do Covid 19. Pois teríamos capacidade instalada para essa finalidade. Não fizemos o dever de casa.
No atual momento, só a Santa Casa não vai dar conta e logo teremos que contratar leitos extras em hospitais particulares a preço de ouro, desperdiçando dinheiro e vidas humanas.
Agora nos falta ficar em casa para não deixar aparecer a incompetência de nossos governantes que não fizeram os investimentos em saúde para a população e só obras eleitoreiras para colocar RPAs.
Agora vem um louco mandando flexibilizar a quarentena, daqui a pouco vai vim ajuda aos comerciantes e empresários de suas perdas, ano de eleição tem dessas coisas, só aguardar.
Saiba mais:
Medidas de prevenção
Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
Utilizar álcool em gel nas mãos;
Evitar tocar o rosto.
Acesse mapa de casos de coronavírus no Brasil:
Comentários